quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ansonia com caixa em Pinho de Riga

É até engraçado. O Pinho de Riga é um tipo de madeira muito encontrada na Europa Oriental e que chegou até o Brasil como lastro dos navios que vinham de Portugal. Daí passou a ser utilizado nas construções de residências e casas de fazenda brasileiras, sobretudo no Rio de Janeiro. Riga é a capital da Letônia, e o nome científico da madeira é Pinus Sylvestris. Tem gente que afirma que esta madeira não tem nada de nobre, era madeira usada para dar estabilidade aos navios, mas como era muito utilizada nas casas senhoriais, virou chique, por assim dizer. Outros dizem que o que chegou aqui vinha era de Portugal mesmo, nada de Letônia, que fica bem longe. Talvez por isso mesmo ela também é conhecida por outros nomes: pinheiro-silvestre, pinheiro da Escócia, pinho-nórdico.

Mas o fato é que ela se tornou rara, só encontrada hoje no Brasil como madeira de demolição. Velhos sobrados, com pisos em Pinho de Riga, que depois são empilhados e vendidos a peso de ouro.

Aqui temos um relógio de fabricação americana, marca Ansonia, lindo. Mede 96 cm x 48 cm. Está à venda.

Relógio oitavado, com calendário, bate hora e a meia hora, caixa em Pinho de Riga. Patenteado em 1871, fabricado em 1882. Gostou? Ligue para nós.




Rua Conde de Linhares 1047 - Luxemburgo - Belo Horizonte, MG, Brasil.
Mais informações pelo tel.: (31) 3335-6484
ou pelo e-mail nprelogios@nprelogios.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário